Blogs e ColunasDestaque

Caos no abastecimento d’água por carro-pipa em Santa Filomena-PE (Prefeitura e Exército)

Resumo de denúncias populares

@CA-BlogTV

O município de Santa Filomena, Sertão do Araripe de Pernambuco, passa por um momento muito difícil no tocante ao abastecimento d’água através de carro-pipa, seja pela Prefeitura, que não tem um programa de abastecimento municipal à altura da necessidade do povo, como também pelo programa do Governo Federal, Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que coloca apontadores para distribuir as carradas de água por influência política do Poder Executivo Municipal, deixando mais da metade da população, principalmente moradores da zona rural, desassistidos pelo direito à água.

Ninguém sabe aonde tem um pipa da Prefeitura para cumprir o devido abastecimento municipal. Quem tem “sorte” de conseguir uma carrada de água é através de influência política, por vereadores ou o próprio prefeito que segundo populares, na maioria das vezes não “libera” a água.

A distribuição de carradas de água pela Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro, sob a responsabilidade do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado em Petrolina, também fica a desejar, devido ao ‘sistema’ de manipulação no apontamento das carradas aos beneficiários, já que a gestão do prefeito Cleomatson trocou todos os apontadores do Programa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem a frente o secretário Arnael Rodrigues. Dessa forma, atualmente só recebe água quem é aliado do prefeito e vereadores. Ou seja, mais da metade dos agricultores de Santa Filomena estão sendo retaliados; jogada ao caos no tocante à abastecimento pela Prefeitura e Exército. Sabe-se também até de intimidação por parte de apontadores àqueles que denunciarem.

Essas informações foram colhidas pela nossa redação, através de vários depoimentos de populares, que decidiram clamar através deste espaço, como único instrumento em defesa das pessoas no município.

Fazemos uma ressalva com relação a responsabilidade do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, porque temos conhecimento da total isenção desse Órgão, à qualquer tipo de favorecimento. Mas chamamos atenção dos responsáveis pelo Programa Operação carro-Pipa, para que seja fiscalizado com mais rigidez para identificar as negligências na distribuição de água do programa Operação Carro-Pipa no município de Santa Filomena.

Charles Araujo

Deixe uma resposta