Blogs e ColunasDestaqueNotícias

Bomba na saúde pública de Santa Filomena: Vaza áudio da secretária denunciando crimes do prefeito Cleomatson

Denúncia

Recebemos esse áudio via WhatsApp, capturado por uma paciente de uma conversa com a secretária municipal de saúde de Santa Filomena-PE, Ceição Nascimento, que ao solicitar os serviços de saúde do município (ao entendimento do áudio, solicitação de um veículo), a “Gestora” de saúde diz que: “A senhora sabe que não sou eu que resolvo. Quem resolve essa situação é o prefeito (Cleomatson). Ele quando a gente fala alguma coisa ele manda pedir ao vereador e os vereadores não resolvem né. Então o certo é ver se consegue falar diretamente com ele, com o Prefeito. Porque eu não resolvo. O que é do meu alcance (?) resolver por aqui eu resolvo. Até para a senhora ver, até um carro para eu ir numa viagem minha, da Secretaria  de Saúde que é de obrigação do Município, o carro levar a gente para as reuniões, para participar das coisas do trabalho, eu tenho que tá pedindo a ele. Não é um carro sobre a minha responsabilidade não. Tem o diretor de transporte e depois do diretor de transporte é só ele”, declarou a Secretária. Ouça

Crimes

Veja o quanto se compromete Ceição Nascimento, denunciando o prefeito Cleomatson por  inutilizar os secretários de pastas executivas de sua gestão.
A conduta do Prefeito em direcionar a população para solicitar serviços públicos a vereadores, como forma de os promover, pode configurar o crime previsto no art. 1, II do Decreto Lei 201/67 com pena de prisão de Até 12 anos. Que consiste em utilizar, indevidamente, em proveito próprio ou alheio serviços públicos.

O fato também pode configurar ato de improbidade administrativa, previsto no art. 11, I da Lei 8.429/92. Permitir que pessoa física utilize bens públicos para se promover.

O dever de vereador é fiscalizar e não gerir. A Gestora de Saúde é a responsável pelos transportes e até mesmo os recursos destinados à saúde pública municipal, ao contrário das afirmações no áudio.

Essa bomba comprova outras denúncias recentemente enviadas à esta redação por populares: Segundo os agricultores, ao solicitarem pipas de água para suas casas, o prefeito manda pedir aos vereadores da base governista. Isso também acontece quando populares solicitam tratamento de saúde fora do município, veículo para emergência, como afirma a Secretária, máquina para recuperar trechos de estradas vicinais, medicamentos e outros. De fato, Santa Filomena vive um caos diante do favorecimento político-partidário pela gestão do prefeito Cleomatson.

Aqui fica um questionamento popular à secretária Ceição Nascimento: O cargo que a senhora ocupa é de fachada, popularmente conhecido por marionete?

E ao prefeito Cleomatson: A denúncia da Secretária é uma mentira?

Resta-nos comunicar os fatos ao Ministério Público para apurar.

Por Charles Araújo
Charles Araujo

Deixe uma resposta