DestaqueNotícias

Mapa da Violência: Embora o Governo de PE trabalhe sobre números, Estado está entre os mais violento do país

De acordo com o índice nacional criado pelo G1, Pernambuco aparece no vermelho na classificação dos estados brasileiros com mais mortes violentas no primeiro semestre de 2019. Para o governo Paulo Câmara, a redução de mortes violentas em 23,07% comparado ao mesmo período de 2018, segundo as estatísticas do Estado, isso é motivo suficiente para alarmante publicidade, que tenta divulgar a imagem de estado com baixo índice de violência. Mas realidade contradiz, já que Pernambuco ainda tem 9,7 mortes violentas por dia. 253 mortes violentas por cada 100 mil habitantes

Outro fato que que revela Paulo Câmara como um governo que administra focado apenas em números, é que no mesmo período em que Pernambuco reduziu 23,07%, o Brasil teve queda de 23% no número de mortes violentas. Ou seja: o Estado apenas acompanhou a média nacional.

Segundo a revista Bula “Desde 2014, os indicadores de violência estão em uma trajetória de crescimento em Pernambuco: apenas em 2017, o estado registrou um aumento de 21% na taxa de homicídios. O Pacto Pela Vida (PPV), programa de segurança pública gerido pelo ex-governador Eduardo Campos, conseguiu diminuir a violência no estado por sete anos. Com a morte do político, em 2014, o PPV entrou em crise e os índices voltaram a crescer. Hoje, Pernambuco tem a maior superlotação carcerária do Brasil”.

Por Charles Araujo
Charles Araujo

Deixe uma resposta