Rural

Jovens Mobilizadores PVE de Betânia do Piauí desenvolvem projeto para revitalização do Rio Itaim

Fonte/fotos: Cidades em Foco

Após concluírem um projeto que trata sobre a importância da água potável na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho. Um grupo de jovens mobilizadores do PVE percebeu que poderiam desenvolver um projeto para a comunidade de Betânia do Piauí, voltado para a importância da água que é um bem tão precioso para os seres vivos.

O grupo preocupado com a dificuldade de água na cidade e com a situação do rio procurou conhecer mais sobre o principal rio da cidade – Rio Itaim. Eles relatam descobriram uma situação assustadora, onde o rio está assoreado e correndo uma série de riscos de deixar de existir nos próximos anos.

“Pesquisando sobre seus afluentes descobrimos que o nosso rio é muito importante, pois além, de abastecer nossa cidade, Betânia do Piauí, ele é um dos principais rios da nossa microrregião, pois ele deságua na barragem de Patos do Piauí e deságua no Rio Canindé. Esse um dos três principais rios do Estado do Piauí, ou seja, o nosso projeto de revitalização abrangerá no mínimo quatro cidades sendo elas: Betânia do Piauí, Acauã, Paulistana e Patos do Piauí impactando cerca de 40.000 habitantes”, relatou um membro do grupo.

Eles afirmaram que com o projeto de Mobilização em prol da Revitalização do Rio Itaim está gerando discussão em toda comunidade local por se tratar de um trabalho que necessita da colaboração de todos que utilizam a água desse importante rio para sobreviver.

“A primeira etapa do nosso projeto é desenvolver um documentário a respeito da situação em que se encontra o rio enfatizando a importância da colaboração da sociedade dos quatro municípios afetados para a revitalização do rio, além de apresentar a sua importância para o desenvolvimento da nossa região”, comentam os jovens.

O meio de divulgação do documentário será através do canal do YouTube do grupo de mobilização de Betânia do Piauí, redes sociais eletrônicas e de um canal de TV comunitário da cidade de Picos-PI. Tendo como principal objetivo sensibilizar a população da região semiárida por uma causa de grande importância para o desenvolvimento da agricultura e pecuária desses munícipes.

“Após essa primeira etapa iremos nos reunir com autoridades dos municípios impactados para buscarmos apoio no sentido de realizar um resgaste dos mananciais, da fauna, flora e da qualidade da água que chega até as nossas casas. Para sensibilizar as comunidades de Betânia do PI, Acauã, Paulistana e Patos do Piauí irão fazer panfletagem, palestras em escolas, além de apresentar para os Agentes Comunitários de Saúde-ACS a importância de colaborarem conosco em prol dessa causa, pois como eles visitam diariamente as famílias, tornam-se assim os nossos principais colaboradores no sentido de mobilizar todas essas comunidades” detalhou.

Conheça os idealizadores do projeto:

Jovens Mobilizadores do PVE 2019 e Téc Mobilizador: Erinaldo Reinaldo
Colaboradores pelo desenvolvimento do projeto:
Prefeitura Municipal de Betânia do Piauí, Secretaria Municipal de Educação, Gestores educacionais do Município, Professor Edimilson e Professora Gerlândia Feitosa.
Responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto:
Grupo de Mobilizadores, Jovens Mobilizadores do PVE, Téc Mobilizador: Erinaldo Reinaldo Rodrigues e Formadora do PVE: Eliana Moreno.

CA BlogTV
o autorCA BlogTV

Deixe uma resposta