Blogs e ColunasDestaque

Garantia Safra 2018, sai ou não sai?

Entenda melhor o que de fato acontece com o Garantia Safra 2018

@CA-BlogTV

O CA-BlogTV vem acompanhando nos últimos anos o passo a passo dos acontecimentos nos municípios e estado de Pernambuco, pertinentes ao benefício social proveniente do executivo nas três esferas do executivoem parceria com a classe de trabalhadores rurais na agricultura familiar, Garantia Safra, que nos últimos anos beneficiou diretamente famílias carentes do Sertão e Agreste em períodos difíceis (por falta de safras e/ou chuvas), mas desde o final do ano passado (2018), dezenas de municípios pernambucanos ficaram ‘a ver navios’ diante da provável perda do referido benefício. Municípios culpam o IBGE, Governo do Estado culpa o Governo Federal e IBGE justifica que houve erro no fornecimento dos dados de análise do resultado das safras nos municípios prejudicados, dando a entender que a culpa é das secretarias municipais de agricultura. Enquanto isso, os agricultores não recebem e não tem nenhuma segurança de que não perderão pelo que pagaram seus aportes em dia, e mesmo sem receberem pelo que tem direito, tiveram que pagar os aportes das próximas safras (2019 e 2020), mas não saiu ainda e talvez não sairá o benefício de 2018.

É muito provável que o município de Santa Filomena tenha perdido mais de R$ 2 milhões que beneficiaria mais de 2.700 famílias.

Municípios e Estado nem falam mais a respeito desse grande prejuízo à milhares de famílias carentes, que questionam nas reuniões de associações e conselhos municipais, porém sem se quer um esclarecimento à altura do necessário.

Não é uma questão criticar prefeitos ou achar culpados, mas sim, um dever de todos os envolvidos tentarem resolver o problema com mais efetividade. Porque no final das contas, todos nós pagamos quando falta dinheiro circulando para melhorar a economia dos municípios.

Próximas safras

Outro  fator que nos chama a atenção sobre o Garantia Safra, é que embora os agricultores venham pagando fielmente seus aportes ano a ano, depois da mudança no Governo Federal e respectivamente nos ministérios, a pasta que era responsável pelo Garantia Safra, Ministério do Desenvolvimento Agrícola – MDA mudou para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, através da Secretaria de Agricultura Familiar
e Cooperativismo, que desde então não disponibiliza as informações sobre a quitação dos aportes pelos municípios e estado. Diante disso, ninguém sabe se os prefeitos e o governador estão quitando os aportes dentro do prazo, que é dever dos municípios e Estado, ou se ainda terão direito ao benefício, que já tornou-se a mais longa espera de todos os anos.

Por Charles Araujo

CHARLES ARAUJO

Deixe uma resposta