Home Geral Rural Conheça o Projeto Promoção do Cooperativismo na Agricultura Familiar, da Coopeafa em Camocim de São Félix-PE

Conheça o Projeto Promoção do Cooperativismo na Agricultura Familiar, da Coopeafa em Camocim de São Félix-PE

1 primeira leitura
2

“Somos da assessoria da Organização das Cooperativas Brasileiras e gostaríamos de apresentar o projeto Promoção do Cooperativismo na Agricultura Familiar, da Coopefa, vencedor do Prêmio SomosCoop na categoria Comunicação & Difusão do Cooperativismo. Em linhas gerais, por meio do projeto os associados aprendem a desenvolver o cultivo de maneira mais sustentável, utilizando matérias-primas da região e mantendo a produção livre de agrotóxicos. Para tanto, a cooperativa oferece aos agricultores educação técnica, experimentos e formação para que aprendam novas formas de trabalho, métodos modernos e sustentáveis de produção e, ainda, como desenvolver melhor sua infraestrutura e otimizar o comercial do negócio.

Além disso, os produtores e agricultores familiares associados à Coopeafa aprendem como comercializar sua produção sem dependerem dos chamados atravessadores. A cooperativa trabalha a inserção dos produtos desses agricultores na merenda escolar e no programa Mesa Brasil, por exemplo. Com a nova forma de trabalho, os agricultores conseguem diminuir os custos da produção e, automaticamente, aumentar o volume produzido. Todo este novo cenário proporciona um ambiente absolutamente propício para que as famílias consigam alavancar suas rendas.

O projeto da Coopeafa atua na cidade de Camocim de São Félix (sede da cooperativa) e em toda a área rural da região Nordeste do país. A cooperativa iniciou seus trabalhos em fevereiro de 2011 com 20 cooperados e, até então, já atingiu a marca de 309 cooperados. 

Caso se interessem pelo tema, estamos à disposição”.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Mostra Diálogo em Manifestações Culturais anima Araripina

Programação integra o Ciclo Junino do Sesc Ler com concurso de quadrilhas e workshops de d…