Home Capa Atenção os caras! 65% dos brasileiros com HIV são homens

Atenção os caras! 65% dos brasileiros com HIV são homens

2 primeira leitura
4

Semana Mundial da Saúde do Homem – 11 a 17 de junho

O ASSUNTO DA SEMANA – POR CHARLES ARAUJO


Um colega me perguntou o que fazer; porque depois que transou com uma “menina” acabou pegando uma DST. Perguntei qual era a DST, e ele respondeu que estava com a famosa crista de galo; que já havia passado no médico mas continuava doente, com ardência quando ia urinar. Eu disse cara, porque você transou sem camisinha? Ele respondeu: – “Eu estava sem e ela queria de qualquer jeito, não quis perder a transa e levar nome de mole”. Aquelas palavras me causaram reflexão… Fiz o que devia, recomendei-o a consultar um infectologista e o ajudei conseguir o tratamento, mas restou-me uma interrogação:

ENTÃO VOCÊ CORRER O RISCO DE TORNAR-SE UM AIDÉTICO E TER QUE PASSAR O RESTO DA VIDA FAZENDO TRATAMENTO PARA NÃO MORRER, É SER O CARA? PORQUE ‘NÃO NEGA FOGO’, NEM LEVA NOME DE ‘MOLE’, MESMO PODENDO FICAR ‘FERRADO’ PRO RESTO DA VIDA…

Veja os dados do Ministério da Saúde, de um boletim epidemiológico, entre 1980 e 2017. Homens representam 65% do publico infectado por HIV no Brasil:

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério de Saúde, entre 1980 e junho de 2017, foram registrados 576.245 (65,3%) casos de aids em homens e 306.444 (34,7%) em mulheres¹. Desde 2009, a diferença de casos detectados entre público masculino e feminino vem crescendo chegando a ser de 22 casos de Aids em homens para cada 10 em mulheres em 2016.

Entre os dias 11 e 17 de junho, o Fórum Mundial de Saúde Masculina celebra a Semana Mundial da Saúde do Homem. A iniciativa visa conscientizar o gênero e estimular medidas preventivas às mortes prematuras que ocorrem com eles. Entre as doenças que mais matam homens, vale destacar a HIV.

Diante dessas informações, resta-nos um auto questionamento: VALE MESMO APENA QUERER SER O CARA CORRENDO RISCO DE PERDER A VIDA?

Boletim epidemiológico do MS com todos os detalhes abaixo

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Mostra Diálogo em Manifestações Culturais anima Araripina

Programação integra o Ciclo Junino do Sesc Ler com concurso de quadrilhas e workshops de d…