A cidade mais jovem do Araripe também é o melhor lugar na região, para ser feliz!

Santa Filomena cidade pequena no interior de Pernambuco, apesar do desgaste pela seca que assola todo Sertão Nordestino, a cidade e distritos tornam o município num lugar bom para ser feliz porque tem gente bonita e acolhedora, tem lugares encantadores para passear e se divertir nos fins de semana. Santa Filomena é o município mais rico em recursos e belezas naturais do sertão. Muitas vilas e distritos, são opções de diversão e laser. Campo Santo, Poço Comprido, Livramento, Socorro, Cara Branca, Serra do Inácio, Vila Queimada Nova, Baixio dos Rodrigues e diversos bares, balneários e barragens, são apenas alguns atrativos para você se apaixonar por Santa Filomena.

História:

O município de Santa Filomena foi criado em 29 de setembro de 1997, tendo por base a Lei Estadual Complementar n° 15, de 1990. Deixou de ser distrito do município de Ouricuri-PE.”Temos quase tudo que precisamos para Santa Filomena ser o lugar perfeito para ser feliz. Porque nos últimos tempos o sertão tem mudado. Temos água, chuvas, plantações, comida rica, legumes orgânicos, muitas vilas e povoados para se encontrar e divertir, temos festas, locais interessantes para fazer descobertas.

O município de Santa Filomena faz 22 anos de Emancipação política em 29 de setembro de 2017, com População estimada 2016 de 14.265, situada na região Araripe, no Sertão Pernambucano.

 PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:

  • SANTA FILOMENA RESERVA PARA OS SEUS VISITANTES ATRATIVOS HISTÓRICOS, COMO UMA ANTIGA CASA DE FARINHA AINDA NO SEU ESTADO RUDIMENTAR. ALÉM DE APRECIAR O FUNCIONAMENTO DA CASA, É POSSÍVEL COMER UMA TAPIOCA FEITA NA HORA NUM FORNO DE PEDRA. A CASA ESTÁ LOCALIZADA NO POVOADO DE SOCORRO, A 22 KM DA CIDADE.EM SANTA FILOMENA EXISTEM TAMBÉM DIVERSOS ENGENHOS QUE PRESERVAM SUAS CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS DO PERÍODO COLONIAL. ENTRE ELES, DOIS MERECEM DESTAQUE POR SUA BELEZA: O ENGENHO DO PAI AVÔ E O ENGENHO DE DIQUINHO. LÁ, OS VISITANTES PODEM ENCONTRAR RAPADURAS COM TEMPEROS REGIONAIS COMO COCO E CRAVO. OUTRA ESPECIALIDADE É O MEL GARAPA, UM CALDO DE CANA MISTURADO COM FRUTAS COMO LARANJA E LIMÃO. TUDO FEITO DE FORMA ARTESANAL.NUM PASSEIO PELAS RUAS DE SANTA FILOMENA PODE-SE VISITAR A IGREJA DA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS. A 14 KM DA CIDADE, NO POVOADO DE SOCORRO, EXISTE TAMBÉM UMA IGREJA CONSTRUÍDA AINDA NO PERÍODO COLONIAL.
Eventos:
  • O Folclore é bastante representativo no município. As principais manifestações ficam por conta do forró, da quadrilha matuta, do xote e do São Gonçalo.
  • As principais festas são o ‘aniversário da cidade’, comemorado no dia 29 de Setembro; o ‘São João e a inusitada Festa do Cupido’, realizada todos os anos no dia dos namorados, na praça matriz da cidade com o objetivo de unir casais através de brincadeiras, onde só podem participar os solteiros.
  • ‘A Festa da Padroeira da Cidade’, celebrada pela Igreja Católica de 30/08 a 07/09 o Novenário de Nossa Senhora dos Remédios que junta uma grande quantidade de gente da região, incentivando a fé dos filomenenses que faz parte de uma região muito religiosa, enriquecendo o comércio local e promovendo a alegria da juventude e adultos todos os anos.
  • Festas religiosas do Santo Padroeiro nos distritos: Livramento (mês de junho); Socorro (mês de maio); Poço Comprido (Novembro) e Campo Santo (mês de setembro).
  • A Festa Tradicional com a Feira de caprinos e ovinos de Santa Filomena-PE de 29/04 a 01/05 (Caprinofiló).
Fotos 

Imagens dos últimos anos em todos os distritos e sede do município de Santa Filomena

Política: (2017-2020)

O Poder Legislativo do município de Santa Filomena-PE é composto de nove vereadores: Wallace Mororo, Geandro Vasconcelos, Francisco Edclecio, Danúbio Macedo, Francisco Hermino, Valdir Teixeira, , Erisvan Pereira, Adelvan Damasceno e Ailton.

O Poder Executivo é constituído pelo prefeito Cleomatson Vasconcelos e a vice-prefeita Alcilene Rodrigues

Gentílico: Filomense

Características: Agricultura, pecuária e comércio.

Clima: Semi-árido

Temperatura Média: 27º C

Localização: Sertão, microrregião Araripina.

LIMITES: AO NORTE COM OURICURI, AO SUL COM DORMENTES, A LESTE COM SANTA CRUZ E A OESTE COM O ESTADO DO PIAUÍ.

ACESSO RODOVIÁRIO: PE-630 E PE-625

DISTÂNCIA DA CAPITAL DO ESTADO: 728 KM

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Destaques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

CNM divulga ranking dos parlamentares mais atuantes em PE

A Confederação Nacional dos Municípios – CNM, disponibilizou no seu site, no link Observat…