Home Abastecimento Santa Filomena à margem de um colapso no abastecimento d’água pela Compesa

Santa Filomena à margem de um colapso no abastecimento d’água pela Compesa

2 primeira leitura
0
0

A cidade de Santa Filomena já com 22 anos de emancipação, ainda não mereceu um abastecimento d’água eficiente aos usuários da Companhia de Saneamento de Pernambuco – Compesa, mas agora, tudo indica que com a seca na barragem Zé Dodô, a cidade viverá um colapso, já que não tem outra fonte de água capaz de suprir o consumo da cidade.

Nos últimos cinco anos, esta redação vem alertando a sociedade e seus respectivos representantes sobre o risco de um colapso de longa duração no abastecimento de água, pela Compesa em Santa Filomena. Esse momento já chegou!

A barragem Paulo Coelho / Zé Dodô foi construída há mais de trinta anos pelo Governo do Estado quando foi construída 90% da estrutura da PE-630, embora não foi asfaltada; mas os gestores de Pernambuco nunca tiveram a preocupação de indenizar o espaço das propriedades impactadas pela obra, para tornar público o mais importante reservatório de água do município de Santa Filomena; o que nunca foi problema para a Compesa, pois há duas décadas, a Companhia capta água da barragem se nenhum custo, durante o ano inteiro. Mas os Governos nunca puderam fazer uma limpeza no bojo da barragem que já chegou a secar, como ocorreu em 2015. Agora, talvez em meados de uma grande seca, a barragem já não tem mais água para abastecer Santa Filomena. O que será desse povo que não tem quem o defenda junto ao governo Paulo Câmara, que mais trabalha na internet e na tv do que no Estado?

Os proprietários da Barragem Paulo Coelho estão proibindo a Compesa de captar a pouca água que ainda resta no reservatório. O motivo da proibição, é que os donos das terras precisam do líquido embora salgado, para matar a sede de seus animais.

A Câmara de Vereadores já foi informada do pleito pelos proprietários, já foi aprovado requerimento e enviado à Gerência Regional da Compesa a fim de tratar de uma solução urgente para o caso.

Mostraremos outras informações a respeito do caso, nas próximas matérias.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Abastecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

CNM divulga ranking dos parlamentares mais atuantes em PE

A Confederação Nacional dos Municípios – CNM, disponibilizou no seu site, no link Observat…