Home Destaques Santa Filomena foi o 4º município de PE com a melhor liquidez nas contas em 2016

Santa Filomena foi o 4º município de PE com a melhor liquidez nas contas em 2016

3 primeira leitura
0
Os dez melhores do ranking pernambucano, Triunfo, Casinhas, Jurema, Santa Filomena, Jucat, Agrestina, Ipojuca, Garanhuns, Recife e Itapetim.

A gestão fiscal de 96% dos municípios de Pernambuco é difícil ou crítica. Mesmo sabendo que a melhora das contas depende de um conjunto de ajustes e reformas, as cidades não fazem o dever de casa e esbarram na falta de recursos em caixa para cobrir os restos a pagar acumulados no ano, no elevado comprometimento do orçamento com despesa de pessoal e no baixo volume de investimentos – principais indicadores que influenciam o resultado. Os dados são do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), realizado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), com base em dados oficiais de 2016 declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Segundo o levantamento, nenhum município de Pernambuco tem gestão de excelência. Apenas sete prefeituras (4%) registram boa gestão fiscal, enquanto 104 (59,1%) têm situação crítica e 65 (36,9%), difícil.

Os resultados se explicam, por exemplo, pelo fato de três em cada quatro cidades pernambucanas (75%) não terem investido nem 8% de suas receitas em 2016 e, com isso, terem recebido conceito D.

Entre os dez melhores do ranking pernambucano, os três primeiros colocados, além de Triunfo (0,6895 ponto), são Casinhas (0,6780) e Jurema (0,6330) – se destacam pelo grau de excelência na programação financeira. Isso porque, todos receberam conceito excelente em Liquidez, indicador que avalia se a cidade encerrou o ano com recursos em caixa para cobrir os restos a pagar acumulados. A lista dos maiores IFGFs do estado é seguida por Santa Filomena (0,6242), Jucati (0,6132), Agrestina (0,6101), Ipojuca (0,6088), Garanhuns (0,5974), Recife (0,5958) e Itapetim (0,5800).

COMENTÁRIO DO PORTAL

Segundo o levantamento do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) publicado na Folha de PE em 10 de agosto, no ano de 2016 a Prefeitura de Santa Filomena, na gestão do ex prefeito Gildevan Melo, ficou na quarta posição de melhor, entre os 185 municípios pernambucanos, baseado no conceito de liquidez das contas públicas, avaliado no montante de recursos que ficou em caixa no final ano 2016.

Veja a íntegra da matéria da Folha de PE

Gestão fiscal difícil em 96% das cidades de PE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Destaques

Deixe uma resposta

Veja Também

Santa Filomena vai ter Felipão Forró Moral no aniversário da cidade em 29 de setembro 29

A Prefeitura de Santa Filomena contratou o cantor Felipão Forró Moral para tocar na noite …