Home Especiais Curiosidades Ninguém consegue explicar 64 misteriosos estrondos vindos do céu este ano

Ninguém consegue explicar 64 misteriosos estrondos vindos do céu este ano

3 primeira leitura
0
1

No dia 14 de novembro, um forte estrondo foi ouvido em toda a região norte do estado do Alabama, nos Estados Unidos. Mas, só este ano, já foram registrados 64 episódios semelhantes nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Inicialmente, o National Weather Service, em Birmingham, colocou a hipótese de o som no Alabama ter vindo de uma aeronave supersônica ou de um meteoro quebrando a barreira do som – o que é consistente com a ocorrência da chuva de meteoros Leônidas, cujos picos aconteceram nos dias 17 e 18 deste mês.

No entanto, o porta-voz do Meteoroid Environment Office (MEO) da NASA, Bill Cooke, duvida da teoria de que o som teria sido causado por um meteoro.

Ron Hranac, especialista em astronomia, explicou à CBS que, se os estrondos fossem realmente produzidos por um meteoro, não podiam ter relação com Leônidas, porque os meteoritos desta tempestade são muito pequenos para chegarem ao solo e produzir um barulho de tal dimensão.

Cooke explicou ao ABC 3340 que o chamado Bama Boom poderia ter sido causado por uma aeronave supersônica, uma explosão terrestre ou, até, um bólide – um grande meteoro que explode na atmosfera sem qualquer tipo de relação com a chuva Leônidas. (USGS / NASA).

O gráfico do som registado pelo US Geological Survey perto de Centerville, Alabama

O estrondo foi registrado pelo Lakeview Retreat, do U.S. Geological Survey’s. No entanto, os dados sísmicos sugerem que o boom não resultou de nenhum evento relacionado com atividade sísmica.

Segundo o Popular Mechanics, a fonte mais comum deste misterioso tipo de explosões sonoras são voos militares não anunciados em aviões supersônicos. O voo poderia ter sido a razão do forte estrondo ouvido, já que algumas pessoas associam o barulho a um “boom sônico“.

O “boom sônico” é um som associado a ondas de choque criadas por um objeto que viaja pelo ar a uma velocidade mais rápida do que a velocidade do som. O som destas ocorrências são parecidos com o som de uma explosão ao ouvido humano, uma vez que é criada uma quantidade significativa de energia sonora.

Embora as causas do barulho variem e ainda não se saiba a sua verdadeira causa, os misteriosos booms estão se tornando cada vez mais frequentes. Segundo o Daily Mail, só em 2017 foram registrados 64 sons nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Video of what It sounded like when I heard the loud explosion. The whole house shook. Jimmy Phelps

Posted by Amy Phelps on Tuesday, November 14, 2017

Ciberia // ZAP

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação Portal
Carregar mais por Curiosidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

CNM divulga ranking dos parlamentares mais atuantes em PE

A Confederação Nacional dos Municípios – CNM, disponibilizou no seu site, no link Observat…