Home Poder Público Alepe Em audiência pública, deputada Socorro Pimentel defende direitos do cuidador com laços afetivos

Em audiência pública, deputada Socorro Pimentel defende direitos do cuidador com laços afetivos

2 primeira leitura
0

Na manhã de hoje (23), uma audiência pública, proposta pela deputada Socorro Pimentel debateu o Projeto de Lei nº 1416/201, de autoria da parlamentar, que visa instituir uma política estadual de proteção, valorização e habilitação do cuidador com laços afetivos. O evento contou com a participação de centenas de mães que relataram as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Socorro Pimentel enfatizou o propósito de sensibilizar o Poder Legislativo a partir dos depoimentos das cuidadoras. A deputada reiterou que a proposição é fruto de diálogo com a Aliança das Mães e Famílias Raras (Amar). “O cuidador desempenha funções para a qual não está habilitado, sem visibilidade e apoio governamental. É importante darmos sustentação para que essa política pública seja abraçada pelo Estado”, acrescentou.

Como descrito no projeto, o cuidador com laços afetivos protege, acompanha e representa a pessoa com dependência física e mental por todo o tempo de vida. Entre suas responsabilidades, estão a oferta de apoio emocional, a convivência social, o auxílio na higiene pessoal e a administração de medicamentos, além de rotinas de nutrição, atividades cotidianas e deslocamentos.

Se aprovada, a proposta possibilitará aos cuidadores a conquista de direitos como habilitação para as atividades que desempenham e incentivos para escolarização e profissionalização. A matéria estabelece, ainda, prioridade em serviços que demandem tempo de espera. Um outro ponto destacado no projeto é a necessidade de os cuidadores receberem assistência nas áreas de psicologia, fisioterapia, odontologia e terapias alternativas.

Plenário – À tarde, na Reunião Plenária, Socorro Pimentel tratou do assunto e pediu atenção especial das comissões em que o projeto vai tramitar

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Alepe

Deixe uma resposta

Veja Também

Socorro Pimentel cobra medidas na assistência materno-infantil em Pernambuco

Nessa segunda-feira (18), durante a Reunião Plenária na Assembleia, a deputada Socorro Pim…