Home Poder Público Alepe Deputada Socorro Pimentel defende melhorias no Proupe

Deputada Socorro Pimentel defende melhorias no Proupe

2 primeira leitura
0
Na Reunião Plenária dessa segunda-feira (28), a deputada estadual Socorro Pimentel ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para criticar o enfraquecimento do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe).

De acordo com a parlamentar, os investimentos destinados ao programa caíram em mais de 50% desde 2015. Socorro ainda ressaltou a falta de novos editais de ingresso e atrasos nos pagamentos das instituições, o que tem tornado o Programa falho.

“Infelizmente, o programa que foi idealizado para estimular a formação de jovens de baixa renda, por meio da concessão de bolsas integrais e parciais nas 13 Autarquias Municipais, vem sendo negligenciado pelo Governo do Estado. Em 2015, 22 milhões de reais foram consignados no orçamento para a ação. Em 2016, o valor foi reduzido para 18 milhões e, neste ano, caiu ainda mais, para 11 milhões”, afirmou.

A deputada defendeu ainda reformas na lei que regula o programa e sugeriu, dentre as mudanças, a equiparação do percentual de bolsas distribuídas entre os cursos e o fim da exigência de que os alunos obtenham 100% de aproveitamento nas disciplinas cursadas. “Proponho, também, que nos casos em que houver vacância no número de bolsas para a instituição, o valor correspondente seja repassado à autarquia para que invista na qualificação do corpo docente.”

Ainda no Plenário, Socorro Pimentel propôs a realização de uma audiência pública sobre o tema na Casa Legislativa. “Esse tema precisa ser debatido para que novas propostas sejam apresentadas e possam atender às demandas dos alunos e das instituições no estado. O programa não vai cair no esquecimento. Isso nós não vamos permitir, principalmente enquanto estivermos no exercício do nosso mandato”, finalizou.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Alepe

Deixe uma resposta

Veja Também

Com nova certificação, Aeroporto de Petrolina terá capacidade para receber mais modernos aviões de carga do mundo

Petrolina, 22/09/2017 – A partir da próxima segunda-feira (25/09) o aeroporto de Pet…