Home Poder Público Alepe Deputada Socorro Pimentel concede Título de Cidadã Pernambucana à médica e pesquisadora Celina Turchi

Deputada Socorro Pimentel concede Título de Cidadã Pernambucana à médica e pesquisadora Celina Turchi

3 primeira leitura
0
0

Na próxima terça-feira (22) a deputada estadual Socorro Pimentel, durante uma reunião em caráter solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco, irá conceder o Título de Cidadã Pernambucana à médica e pesquisadora da Fiocruz, Celina Turchi, responsável pela comprovação da relação entre o Zika Vírus e a Síndrome Congênita nos bebês, o que permitiu novas possibilidades de prevenção e tratamento para Pernambuco.

A solenidade acontecerá às 18h, no Auditório Senador Sérgio Guerra, no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, sede do Poder Legislativo de Pernambuco, e contará com a presença de nomes importantes da medicina nacional.

Sobre a homenageada:

Nascida em Goiás e residente em Recife há aproximadamente seis anos, a pesquisadora Celina Maria Turchi Martelli, jamais imaginou que enfrentaria uma epidemia da Síndrome Congênita do Zika Vírus no país. Diante do impacto terrível do surto, que mudou definitivamente a vida de centenas de famílias no Brasil e principalmente em Pernambuco, estado com maior número de bebês diagnosticados, Dra. Celina integrou equipe de epidemiologistas, pediatras, neurologistas e biólogos com objetivo de identificar evidências que indicassem a causa.

A falta de literatura e demais publicações sobre o Zika Vírus, que servissem como fonte de pesquisa para a equipe, tornou a descoberta quase impossível. Quase. Mesmo com todas as dificuldades, além da urgência da descoberta para que o contágio pudesse ser controlado no futuro, a brilhante pesquisadora com o apoio de uma equipe igualmente competente e engajada foi responsável pela comprovação da relação entre o Zika Vírus e a Síndrome Congênita nos bebês.

O feito da médica e pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, não foi reconhecido apenas nesta Casa Legislativa. Em dezembro de 2016, Dra. Celina foi eleita pela revista britânica “Nature”, uma das dez personalidades da ciência em 2016. Em abril de 2017, foi uma das 100 personalidades mais influentes do mundo, segundo a tradicional lista publicada anualmente pela revista americana “Time”.

Aparecendo na categoria “Pioneiros” da publicação norte-americana, Dra. Celina foi descrita pelo cientista Tom Frieden, diretor dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos como “Uma especialista em doenças infecciosas de Recife, no Brasil – que era o epicentro da primeira grande epidemia de microcefalia associada à zika – Turchi trabalhou sem parar, perdendo refeições e tempo de sono para descobrir o que estava acontecendo”. Disse ainda, que a Dra. Celina conseguiu provar algo que muitos céticos duvidaram, que o Zika Vírus de fato causa a malformação.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Alepe

Deixe um comentário

Veja Também

Câmara de Santa Filomena recebe livro ilustrado da Assembleia Legislativa de Pernambuco

A Câmara Municipal de Santa Filomena foi contemplada com o livro ilustrado Uma visão histó…