Home Diversas Direitos NOTA DE REPÚDIO AO VEREADOR OSINALDO SOUZA

Por Teresa Maria da Silva
Representante Mulheres de Terreiros
AECAB – Associação Espírita e de Cultos Afros Braileiros

A Rede de Mulheres Negras,  A Rede de Mulheres do São Francisco,  as mulheres de terreiros, e os movimentos de apoio a luta das mulheres contra a violência e o racismo, repudiam veementemente o comportamento do vereador de Petrolina Osinaldo Sousa, que mais uma vez em atitude racista e machista,  na sessão desta terça-feira (26),  desrespeitou a vereadora do partido dos trabalhadores Cristina Costa, chamando de insensata, quando colocou a frase “Cristina Costa em seu único minuto de sensatez” .  A interpretação é de que se aquele era o único minuto de sensatez, como consta dos anais da Casa Plínio Amorim, a vereadora é insensata. De acordo com o  dicionário da língua portuguesa, o contrário de sensato é “insensato”, ou seja, desajuizado, desequilibrado, instável, insano, louco, desvairado, doido, maluco, alucinado, tresloucado, desnorteado, etc.

O vereador Osinaldo agiu de forma machista e racista. Cristina foi atingida também  no discurso do parlamentar como defensora das minorias, dos direitos humanos, como sindicalista, como professora e servidora,  como mulher negra. Negra e maluca, é racismo como retrata a própria história de luta negra. O vereador  não mede palavras. E como representante do povo de Petrolina, se mostra totalmente despreparado, porque é secretário da Comissão de Direitos Humanos. Que direitos pode defender um edil que desrespeita uma colega de parlamento, que é mulher, que é negra? Que é de luta e de militância da causa feminista? É notável que esse representante eleito pelo povo mostra incapacidade de atuação nesse sentido.

Os movimentos de defesa dos diretos da mulher, a Rede de Mulheres Negras, A Rede de Mulheres dos São Francisco, as mulheres de terreiros,  não aceitam nenhum tipo de violência contra mulher em nenhum espaço. Cristina Costa  é política, representante de lutas importantes para os movimentos feministas, conhece nossas causas, e estamos juntas contra o machismo em qualquer instância de poder. Não ao machismo! Não ao racismo! Repúdio ao vereador Osinaldo Sousa.

Assinam essa nota:

• AECAB – Associação Espírita e de Cultos Afros Braileiros – Mulheres de Terreiros
  • União Brasileira de Mulheres – Socorro Lacerda
  • Marcha Mundial das Mulheres núcleo sertão
  • Partido dos Trabalhadores
  • Márcia Guena – professora da UNEB e presidente do conselho municipal de promoção   da igualdade racial de Juazeiro (Compir)
  • Simone Paim – Presidente CUT – Petrolina
  • Angela Coelho de Santana – Radialista, negra, feminista, blogueira
  • Antonio  Carvalho – professor, pesquisador,  comunidade LGBT
  • Normeide   Freitas
  • SINTEPE  – Sindicato Trabalhadores em Educação de Petrolina
  • Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Petrolina
  • Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras  Assalariados de Petrolina –  Lucilene   Lima / Marcia Rosa.
  • Consulta Popular
  • Frente Brasil Popular