Home Capa O que o resultado das eleições 2018 revela sobre as eleições 2020 em Santa Filomena

O que o resultado das eleições 2018 revela sobre as eleições 2020 em Santa Filomena

4 primeira leitura
9

Veja o resultado das eleições 2018 para deputado federal em Santa Filomena-PE e entenda o que isso revela sobre as eleições 2020 para prefeito.

Numero total de eleitores existentes em Santa Filomena em 2018, 11.362
Compareceram às urnas
8.492 (74,74% do eleitorado geral)
Não compareceram
2.870 (25,26% do eleitorado geral)
Votos Brancos
153 (1,80% dos votantes)
Votos Nulos
352 (4,15% dos votantes )
Total de Votos Válidos
7.977 94,05% (Nominais + legenda)

  • Votaram no deputado federal Fernando Monteiro (PP), candidato do prefeito Cleomatson, vice-prefeita Alcilene e dos 4 vereadores da base aliada, 3.567 (44,72% dos votos válidos) 31,39% do eleitorado geral do município.
  • Votam em outros candidatos adversários ao candidato do Prefeito, como Adalberto Cavalcanti, Fernando Filho, Marília Arraes, Gonzaga Patriota e outros, 4.410 (55,28% dos votos válidos) 38,31% do eleitorado geral do município.

Em uma análise detalhada, a oposição à Cleomatson, embora com votação fragmentada, teve uma larga maioria com relação aos votos oriundos da influência do prefeito. Veja porque:

O primeiro dado que chama atenção é o grande número de eleitores que não se sentiram atraídos a votar (2.870), mesmo diante da efetiva campanha e logística do prefeito. Esse número representa mais de 1\4 (um quarto) do eleitorado do município.
O que também causa o seguinte questionamento e conclui com uma interrogação que só o tempo responderá:

  • Em uma eleição municipal (2020), esse eleitorado certamente comparecerá às urnas, já que os resultados afetarão diretamente suas vidas e o futuro de seu município.
  • Quem será o privilegiado na escolha da maioria de um quarto do eleitorado?
  • O Prefeito se concorrer a reeleição, a princípio não é o favorito, diante do que pudemos apontar como rejeição o desinteresse em eleger o candidato do prefeito, por 2.870 eleitores.

Vale salientar, que a oposição de uma forma geral, não investiu em suas campanhas. Apenas realizaram algumas ações, através de emendas de suas deputados.

Com base nesses números, se a eleição municipal de Santa Filomena tivesse acontecido no dia 07/10/2018, e a oposição tivesse apenas um candidato a prefeito, mesmo sem contar com os 25,26% dos eleitores que não votaram, a oposição ganharia com vantagem de mais de 10 pontos percentuais (mais de 800 votos de diferença).
E se, a maioria dos ‘desinteressados’ na campanha do Prefeito, comparecesse às urnas para optar por mudança?

Alguém pode dizer, mas porque não faz essa análise baseado no resultado para deputado estadual? A resposta é: Porque o estadual do prefeito teve votos orgânicos do município, de eleitores simpatizantes e contra a gestão, por ser da região Araripe.

Talvez a “bola toda” do prefeito que comemorou ser majoritário nos resultados das eleições estaduais, não tenha passado de um comportamento amador de marinheiro de primeira viagem, que ainda não conhece o famoso erro que é subestimar o adversário antes da hora!

Lideranças de oposição hoje, tem o experiente ex-prefeito por 3 vezes, Gildevan Melo, que tambem elegeu sua tia a prefeita, o empresário Wagner Mororó, os vereadores Adelvan de Campo Santo, Erim de Cícero Henrique e Wallace Mororó, além do quase oposição Chixico Coelho. Também não é prematuro acreditar na adesão de outras figuras influentes na política local, que por enquanto são “aliados” do prefeito.

Sobre a ‘ruma’ de vereadores que garantem todas as manobras do prefeito na Câmara, isso é como panela de pressão, quando enche demais, estoura…

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Secretária de Educação de Lagoa Grande esclarece recomendação do MPPE

NOTA DE ESCLARECIMENTO “A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Lagoa Grande…