Home Destaques O que o resultado das eleições 2018 revela sobre as eleições 2020 em Santa Filomena

O que o resultado das eleições 2018 revela sobre as eleições 2020 em Santa Filomena

4 primeira leitura
8

Veja o resultado das eleições 2018 para deputado federal em Santa Filomena-PE e entenda o que isso revela sobre as eleições 2020 para prefeito.

Numero total de eleitores existentes em Santa Filomena em 2018, 11.362
Compareceram às urnas
8.492 (74,74% do eleitorado geral)
Não compareceram
2.870 (25,26% do eleitorado geral)
Votos Brancos
153 (1,80% dos votantes)
Votos Nulos
352 (4,15% dos votantes )
Total de Votos Válidos
7.977 94,05% (Nominais + legenda)

  • Votaram no deputado federal Fernando Monteiro (PP), candidato do prefeito Cleomatson, vice-prefeita Alcilene e dos 4 vereadores da base aliada, 3.567 (44,72% dos votos válidos) 31,39% do eleitorado geral do município.
  • Votam em outros candidatos adversários ao candidato do Prefeito, como Adalberto Cavalcanti, Fernando Filho, Marília Arraes, Gonzaga Patriota e outros, 4.410 (55,28% dos votos válidos) 38,31% do eleitorado geral do município.

Em uma análise detalhada, a oposição à Cleomatson, embora com votação fragmentada, teve uma larga maioria com relação aos votos oriundos da influência do prefeito. Veja porque:

O primeiro dado que chama atenção é o grande número de eleitores que não se sentiram atraídos a votar (2.870), mesmo diante da efetiva campanha e logística do prefeito. Esse número representa mais de 1\4 (um quarto) do eleitorado do município.
O que também causa o seguinte questionamento e conclui com uma interrogação que só o tempo responderá:

  • Em uma eleição municipal (2020), esse eleitorado certamente comparecerá às urnas, já que os resultados afetarão diretamente suas vidas e o futuro de seu município.
  • Quem será o privilegiado na escolha da maioria de um quarto do eleitorado?
  • O Prefeito se concorrer a reeleição, a princípio não é o favorito, diante do que pudemos apontar como rejeição o desinteresse em eleger o candidato do prefeito, por 2.870 eleitores.

Vale salientar, que a oposição de uma forma geral, não investiu em suas campanhas. Apenas realizaram algumas ações, através de emendas de suas deputados.

Com base nesses números, se a eleição municipal de Santa Filomena tivesse acontecido no dia 07/10/2018, e a oposição tivesse apenas um candidato a prefeito, mesmo sem contar com os 25,26% dos eleitores que não votaram, a oposição ganharia com vantagem de mais de 10 pontos percentuais (mais de 800 votos de diferença).
E se, a maioria dos ‘desinteressados’ na campanha do Prefeito, comparecesse às urnas para optar por mudança?

Alguém pode dizer, mas porque não faz essa análise baseado no resultado para deputado estadual? A resposta é: Porque o estadual do prefeito teve votos orgânicos do município, de eleitores simpatizantes e contra a gestão, por ser da região Araripe.

Talvez a “bola toda” do prefeito que comemorou ser majoritário nos resultados das eleições estaduais, não tenha passado de um comportamento amador de marinheiro de primeira viagem, que ainda não conhece o famoso erro que é subestimar o adversário antes da hora!

Lideranças de oposição hoje, tem o experiente ex-prefeito por 3 vezes, Gildevan Melo, que tambem elegeu sua tia a prefeita, o empresário Wagner Mororó, os vereadores Adelvan de Campo Santo, Erim de Cícero Henrique e Wallace Mororó, além do quase oposição Chixico Coelho. Também não é prematuro acreditar na adesão de outras figuras influentes na política local, que por enquanto são “aliados” do prefeito.

Sobre a ‘ruma’ de vereadores que garantem todas as manobras do prefeito na Câmara, isso é como panela de pressão, quando enche demais, estoura…

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Destaques

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Programação artística da Caprinofiló 2019 (26 a 28 de Abril)

A Prefeitura de Santa Filomena-PE divulgou a Programação artística da X CAPRINOFILÓ. …