Home Especiais Medicina Natural Conheça os benefícios que a água com limão traz para a saúde

Conheça os benefícios que a água com limão traz para a saúde

6 primeira leitura
2
Veja 7 benefícios que a água com limão para o organismo

A ingestão da água com limão se tornou hábito para muitas pessoas que buscam uma rotina mais saudável. Isso porque a fruta cítrica e rica em vitaminas traz vários benefícios a saúde. Mas, diferente do que muitos acreditam, o limão não emagrece. Para perder os quilinhos indesejados, é preciso foco, disciplina e uma boa alimentação.

A coach de saúde integrativa e nutricionista ortomolecular Flávia Cesar explica que o limão não tem ação termogênica, ou seja, ele não aumenta o metabolismo. “O que a ciência comprovou em ratos é que os polifenóis da casca do limão auxiliam na emulsificação da gordura, ou seja, podem reduzir o acumulo de gordura evitando hiperlipidemia como o aumento do colesterol, agora isto precisa ser comprovado no ser humano e não significa reduzir o acumulo de gordura armazenado no corpo na forma de peso, ou seja, não emagrece”, afirma.

Além do mito de que a água com limão emagrece, há quem acredite também que ela pode substituir alguns medicamentos. Flávia ressalta que tanto o uso como a retirada de remédios deve ser com orientação médica. “O que se sabe é que muitas pessoas que usavam medicamentos para má digestão e sensação de queimação no estômago se beneficiam do uso do limão ou da água com limão. Não espere por milagres, nenhum procedimento ou tratamento tem resultado se você não cuidar de sua saúde como um todo, através de uma alimentação e estilo de vida mais saudável. A saúde merece atenção e cuidados, busque orientação com um médico e nutricionista”, diz.

Com a ajuda de Flávia, o Diário listou alguns dos benefícios que a água com limão traz para a saúde. Confira:

1 – Ação antioxidante

Dada a presença da vitamina C e de bioflavonoides (substâncias que combatem os radicais livres que provocam danos e estão associados a doenças e envelhecimento acelerado). Usado como tratamento anti-aging.

2 – Beleza e estética

A água com limão colabora na firmeza e sustentação da pele, pois o limão é rico em vitamina C, que é matéria prima para a produção do colágeno e também retarda o envelhecimento precoce e rugas.

3 – Ação detox

Ajuda na eliminação de substâncias tóxicas do organismo.

4 – Melhora na digestão

A água com limão equilibra a produção de ácido clorídrico que faz a digestão, auxilia no tratamento de má digestão, gastrites leves, até mesmo refluxo. O limão também reduz a sensação de azia ou queimação no estômago ou refluxo e estimula os movimentos peristálticos do intestino estimulando seu funcionamento.

5 – Sistema urinário

Age no sistema por ter ação diurética, estimula o rim a filtrar e eliminar toxinas através da urina e também ajuda desinchar.

6 – Imunidade

O uso contínuo da água com limão aumenta a imunidade aumentando a resistência do organismo contra vírus, bactérias e outros agentes.

7 – Sangue

Promove a alcalinização do sangue, ou seja, reduz o ph ácido do sangue e colabora na prevenção de doenças, pois muitas doenças acontecem em ph ácido do sangue.

Melhor horário de uso

De acordo com a coach, para ter resultados o uso deve ser diário.

Para desintoxicar ou “limpar” o organismo, use em jejum logo pela manhã, também melhora ou fortalece todo sistema digestivo, melhora a acidez do estômago, auxilia na limpeza intestinal e no aumento da imunidade.

Para melhorar refluxo, pode ser usado também pela manhã ou de 10 a 30 minutos antes das refeições. Esteja ciente que não faz milagres, para tanto, aprimore sua mastigação, reduza a quantidade de alimentos ingeridos em uma só vez, evite alimentos ácidos, gordurosos e frituras e evite líquidos junto com a refeição, assim como álcool e café, cafeína de chá verde ou mate.

A água deve ser morna, quente ou natural?

O uso do limão pode ser puro ou associado com água. A água pode ser natural na temperatura ambiente e assim preservar melhor a propriedades antioxidantes da vitamina C ou pode ser com água morna e neste caso deve ser usado junto com a casca do limão para maior extração dos polifenóis da casca do limão e assim auxiliar na redução do acumulo de gordura para redução do colesterol (nas hiperlipidemias) e na emulsificação das gorduras que significa melhorar a digestão das gorduras.

Só não deve ser usado água quente para não perder as propriedades.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Medicina Natural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Joselita e Dedé realizaram mais um Almoço de Ação de Graças no sítio Caramari

Joselita Oliveira e seu Dedé realizaram hoje (19), o vigésimo segundo Almoço de Ação de Gr…