Home Diversas Educação Consciência Negra: escolas municipais de Petrolina comemoram mês com palestras e atividades culturais

Consciência Negra: escolas municipais de Petrolina comemoram mês com palestras e atividades culturais

2 primeira leitura
2

Novembro é o mês da Consciência Negra, por isso, as escolas da rede municipal de Petrolina iniciaram no último sábado (10) as celebrações alusivas à data. As unidades escolheram este momento para ampliar o debate e a reflexão de temas importantes, como: igualdade racial,  preconceito e a inserção social, além de conhecer mais sobre a história e a cultura africana.

De acordo com a secretária executiva de Ensino, Sônia Passos, a data deve ser comemorada em todas as escolas, através de mostras culturais, exposições, palestras, apresentações de capoeira e dança, entre outras atividades. Na Escola Rubens Amorim, no bairro São José, por exemplo, cerca de 200 alunos, do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram do momento de socialização do projeto. Foram desenvolvidas atividades de promoção à cultura africana, valorização da negritude e respeito à diversidade, bem como apresentações de grupos de dança afro.

As atividades alusivas seguem em outras unidades da Rede. A escola Ariano Suassuna, no bairro Rio Corrente, vai iniciar, no próximo dia 19, a ‘Semana da Consciência Negra’ que também vai contar com palestras e atividades culturais de forma interdisciplinar. “Incentivamos o debate e o respeito à diversidade durante todos os anos, mas neste mês alusivo, orientamos as escolas a intensificar ao assunto, com foco na formação de cidadãos preocupados com a coletividade e sem preconceito”, pontuou Sonia Passos.

Data comemorativa

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei Federal nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares – situado na então Capitania de Pernambuco na segunda metade do século XVII – e símbolo da resistência à escravidão.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Educação

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Caos no Legislativo de Santa Filomena-PE. Vereadores faltam sessões sem justificar

Em Santa Filomena-PE, cidade de 24 anos de emancipação, situada no Sertão do Araripe, os ú…