Home Destaques A Santa Filomena – Seu dia, sua história, sua fé e oração

A Santa Filomena – Seu dia, sua história, sua fé e oração

4 primeira leitura
3

O Dia de Santa Filomena celebra-se a 10 de agosto.

Santa Filomena é representada com uma palma, uma flecha e uma âncora, símbolos do seu martírio. É uma das santas mais acarinhadas pelos Papas, à qual são atribuídos milagres mesmo após a sua morte.

História de Santa Filomena

A história de Santa Filomena começa com os seus pais, da realeza da Grécia, mais precisamente de Corfu.

Estes não conseguiam ter filhos, mas por sugestão de um médico cristão, deixaram de fazer sacrifícios aos deuses pagãos e receberam o batismo, acabando por receber a graça de uma filha, a quem chamaram de Lumena por ter nascido à luz da fé. Na pia batismal, chamaram-lhe Filomena, que significa “filho/a da luz”.

Criada nos costumes cristãos, Filomena fez votos de virgindade no início da adolescência. Aos 13 anos, o poderoso imperador romano Diocleciano declarou guerra ao pai de Filomena, que como não tinha hipóteses de o enfrentar, foi a Roma pedir clemência.

Ao receber a família de Filomena, o imperador ficou prostrado pela beleza da jovem, prometendo não só a paz, como também vantagens políticas e econômicas ao pai de Filomena se concedesse a sua filha em casamento.

O pai de Filomena aceitou alegremente a proposta, mas a filha, já prometida a Jesus, protestou com todas as suas forças. Nem os seus pais a conseguiram convencer a mudar de ideias.

Perante a recusa da jovem, o imperador tentou convencê-la acenando com os privilégios de ser imperatriz de Roma, mas sem sucesso.

Furioso, Diocleciano mandou prender a jovem até que ela mudasse de ideia. Filomena terá recebido uma visita de Nossa Senhora na prisão, que prometeu levá-la ao céu em três dias.

A jovem permaneceu sempre inflexível, o que levou o imperador, cheio de ódio, a ordenar os piores martírios contra Filomena.

Tentaram pegar fogo à jovem, lançar flechas sobre o seu corpo, e jogar o seu corpo ao rio, atado a uma âncora. Com a proteção divina, a jovem saiu incólume de todos os martírios.

Perante os milagres, as multidões se converteram ao Cristianismo. Por fim, o imperador ordenou que decapitassem Filomena, acabando o seu corpo por ceder e subir aos céus no dia 10 de agosto.

Oração a Santa Filomena

Ó gloriosa Virgem mártir, que tão amada és por Deus, Sta. Filomena, eu me regozijo convosco pelo grande poder que Deus vos conferiu para glorificação do seu Santo Nome, para a edificação do Seu povo e para honrar os merecimentos da vossa vida e da vossa morte.

Alegro-me com o ver-vos tão grande, tão pura, tão generosa, tão fiel a Jesus Cristo e ao seu Evangelho, tão magnificamente recompensada por Ele no Céu e na Terra.

Atraído por vossos exemplos à prática de sólidas virtudes e cheio de esperança à vista das recompensas concedidas aos vossos merecimentos, eu me proponho imitar na fuga do mal e pelo perfeito cumprimento dos mandamentos de Deus. Ajudai-me, pois, grande santa, esta graça com a vossa poderosa intercessão. Por Cristo Nosso Senhor, Amém.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Destaques

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Chá para cólicas menstruais

1 colher de camomila 1 colher de gengibre 1 colher / chá hortelã Coar e adoçar com um pouc…