Home Destaques Dia das Crianças 2018: Uma data para refletir

Dia das Crianças 2018: Uma data para refletir

2 primeira leitura
3

61% das crianças e dos adolescentes no Brasil vivem na pobreza, diz Unicef

Para chegar ao dado, o Unicef considerou não só a pobreza monetária, mas também a falta de acesso a direitos básicos, como saneamento básico, educação e moradia.

Brasil ainda tem altas taxas de mortalidade infantil

Com a 30ª posição em investimentos na saúde entre os concorrentes do Mundial de Futebol, o Brasil ainda não resolveu problemas básicos, como as altas taxas de mortalidade infantil.

A falta de saneamento básico afeta 13,3 milhões de meninos e meninas no Brasil

Hoje (12) é um dia oportuno para refletir sobre as frustrantes estatísticas, que revelam a distância que o País vive da eficiência, com relação às nossas crianças, em especial as filhas de famílias carentes, que como mostram os dados do Unicef e Organização Mundial de Saúde. As crianças brasileiras ainda não tiveram de fato um merecido dia de comemoração.

POBREZA – Pelos parâmetros utilizados pelo Unicef, 61% das crianças e dos adolescentes brasileiros vivem na pobreza, seja porque moram em domicílios com renda per capta insuficiente para adquirir uma cesta básica de bens, seja porque têm negado ao menos um dos seguintes direitos básicos: educação, informação, água, saneamento, moradia e proteção contra o trabalho infantil. (Correio Braziliense)

MORTALIDADE – O problema começa na raiz: investimentos.  As Estatísticas Mundiais da Saúde, relatório de 2017 da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostra que os gastos do Brasil nessa área representam apenas 6,8% do total de despesas do país, atrás apenas de Egito (5,6%) e Marrocos (6%). Ou seja, no ranking dessa Copa, o Brasil é o 30º colocado. No grupo do Brasil, a Costa Rica se classificaria em primeiro lugar para as oitavas de final, com 23,3% de seu orçamento dedicado à saúde, seguida pela Suíça (22,7%). A Sérvia ficaria em terceiro (13,9%) e a seleção canarinho amargaria a última posição, sem marcar nenhum gol. (Em.com.br)

Por esses motivos, dedicamos esse 12 de Outubro de 2018, à reflexão dos rumos para onde o Brasil deve seguir, com o objetivo de conquistarmos de fato um FELIZ DIA DAS CRIANÇAS.

  • 12 de outubro: Dia das Crianças

    O Brasil sediou em 1923 um evento: o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, que aconteceu …
  • Crianças com câncer – Homenagem 12 de Outubro

    Texto em homenagem aos pequenos guerreiros na luta contra o câncer Viver é muito mais do q…
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação Portal
Carregar mais por Destaques

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Veja Também

Desperdício comprova “Compesa é sinônimo de descaso com a população de Santa Filomena”

Em mais um capítulo infinito seriado drama Compesa em Santa Filomena-PE, hoje (13) vamos m…