Home Especiais Tecnologia Ceará faz adesão ao CRLV digital

Ceará faz adesão ao CRLV digital

3 primeira leitura
1

Até o final do ano, documento veicular eletrônico estará disponível em todo país.

A partir de hoje, 1°, o Detran do Ceará oferece a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Com a tecnologia, os motoristas do estado vão poder levar todos os documentos de porte obrigatório em seus smartphones. A versão eletrônica do documento do veículo ficará disponível, juntamente com a CNH Digital, no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que pode ser baixado nas lojas para dispositivos iOS e Android. Até o fim do ano, todos os Detrans do país vão oferecer o CRLV digital. A cerimônia de lançamento reuniu autoridades nacionais e locais.

Vanguarda
A ferramenta foi apresentada pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que lembrou que a CNH e o CRLV digitais são “fruto de uma aliança entre o governo federal e os estados para simplificar a vida do cidadão”. Baldy anunciou uma próxima inovação, que trará a possibilidade de compartilhamento do documento veicular eletrônico. Já o diretor do Denatran, Maurício Alves, afirmou que “o Ceará agora faz parte de uma vanguarda tecnológica”. O diretor relatou que, na última semana, a Carteira Digital recebeu aplausos em Genebra, onde foi apresentada no Fórum Mundial de Segurança Viária. Já o superintende do Serpro, Brenno Bello, avaliou que a carteira é “mais um passo rumo à desburocratização, com cada vez mais documentos e serviços digitais na palma da mão do cidadão brasileiro”.

Assim como a CNH Digital, o CRLV traz todas as informações do documento impresso e um QR Code que pode ser lido facilmente para verificar sua autenticidade. Além disso, há a possibilidade de exportação em arquivo pdf, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma situação que exija um documento autenticado. Uma das vantagens do documento veicular digital é que o cadastro do veículo pode ser feito no próprio aplicativo, não exigindo que o proprietário compareça ao Detran. Basta o usuário informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Quem já possui instalado o aplicativo CNH Digital, não precisa realizar o download da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo será atualizado de forma automática para a CDT, desde que a opção de atualização automática para APPs esteja acionada no dispositivo móvel. Os que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, já disponível na APP Store e Google Play.

  • A importância do Padre Cícero

    Foi ele quem trouxe para Juazeiro a Ordem dos Salesianos; doou os terrenos para construção…
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Tecnologia

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Veja Também

Tecnologia: onze ministros e uma urna eletrônica

Jair Bolsonaro foi eleito com 56,8% dos votos válidos e assume o cargo máximo do país após…