Home Diversas Educação Atletas do IF Sertão-PE participam dos Jogos dos Institutos Federais, etapa nordeste. Alunos do campus Ouricuri também participam da competição

Atletas do IF Sertão-PE participam dos Jogos dos Institutos Federais, etapa nordeste. Alunos do campus Ouricuri também participam da competição

8 primeira leitura
1

Por Elidiane Poquiviqui / ASCOM IF Sertão – PE

Teve início na noite do dia 3 a edição 2018 dos Jogos dos Institutos Federais etapa nordeste. Desta vez a capital potiguar, Natal, recebe os mais de 1.300 atletas dos Institutos Federais da região para 4 dias de competições desportivas, em 11 modalidades. A cerimônia de abertura aconteceu no Ginásio Poliesportivo do campus Natal Central do IFRN, e teve início com a formação da mesa de autoridades presidida pelo reitor do IFRN, Wyllis Abel Tabosa, e que contou com a presença dos reitores dos Institutos participantes, dentre eles Maria Leopoldina Veras, reitora do IF Sertão-PE.

Na sequência o desfile de representantes das delegações agitou a quadra e as torcidas que assistiam direto das arquibancadas. Além do IF Sertão-PE participam do evento o IFPE, IFCE, IFRN, IFSE, IFPI, IFAL, IFMA , IFBA e IFPB. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro os alunos realizaram o juramento do atleta e na sequência a tocha olímpica foi acesa, simbolizando o fogo do amor ao esporte. Após o discurso das autoridades o reitor do IFRN declarou abertos dos JIFs 2018 “Vamos celebrar o esporte e a união, vamos fazer uma festa bonita de respeito próximo”, enfatizou o reitor.

Primeiro dia de competições

E a terça-feira (4) começou com as competições do voleibol feminino. A equipe do IF Sertão-PE enfrentou o IFPI, após alguns erros no primeiro set a equipe se alinhou e conquistou a vitória de dois sets a um. Para a atleta Tammy Beatriz, do campus Floresta, o resultado do jogo serviu para demonstrar a capacidade das alunas de vários campi, que se uniram para representar o IF Sertão-PE na competição. “O jogo foi bom, viemos na intenção de jogar e ficamos felizes por que ganhamos, o outro time tinha meninas que jogam sempre juntas e muito mais experientes, e a gente montou um time de atletas que jogavam separadas, não tivemos oportunidade de treinar mas, conseguimos nos sair bem, estamos muito felizes, e nossa intenção é continuar buscando a vitória”, afirmou a aluna.

A disputa na quadra continuou com a equipe de voleibol masculino, formada por alunos do campus Ouricuri, que sagrou-se vitoriosa nos dois sets jogados contra o IFPB, em um jogo acirrado que contou com muita torcida.

No xadrez as disputas do primeiro dia foram por equipe, apesar de não ter alcançado a vitória nas primeiras rodadas contra o IFPE e IFPB, a equipe feminina de xadrez do IF Sertão-PE, formada por Gabrielly Figueiredo, Emille Araújo, Joice Silva e Cláudia de Sá, segue para a terceira rodada de competições.

Já a equipe masculina de xadrez, formada por Max Jockesi, Everton dos Santos, Leonardo Henrique e Lucas da Silva, empatou na pontuação na primeira rodada contra o IFBA, não conseguiu a vitória contra o IFPB, e sagrou-se vitoriosa contra a equipe do IFAL. A equipe segue para a quarta rodada da competição.

No campo a equipe masculina de futebol, formada por alunos do campus Petrolina, teve uma árdua partida contra o IFAL. O sol do meio dia exigiu muito do físico dos atletas que não conseguiram marcar, e a equipe do IFAL saiu vitoriosa com três gols.

Na quadra as equipes de futsal tiveram partidas acirradas. O futsal masculino do IF Sertão-PE não conseguiu passar pela equipe do IFPI, e o resultado da partida foi dois a zero. A equipe terá um novo embate na manhã de hoje contra o IFAL e precisa da vitória para ter chances de classificação.

A equipe feminina de futsal enfrentou uma partida agitada contra as atletas do IFAL, com grande número de faltas, e o resultado foi um empate com um gol para cada equipe. A próxima partida será amanhã (6), às 12h, contra o IFCE.

Os times de handebol também tiveram suas primeiras partidas na tarde de ontem, a equipe feminina do IF Sertão-PE não conseguiu superar as atletas do IFPB e terá uma nova chance na tarde de hoje contra o IFAL, as garotas precisam da vitória para passar para a próxima fase da competição. Os rapazes do time masculino tiveram uma partida bastante equilibrada contra o IFPI. Num jogo de muito contra ataque a equipe adversária surpreendeu nos últimos minutos da partida e conseguiu passar à frente no placar, o resultado foi de 25 gols para o IFPI e 20 para o IF Sertão-PE. A próxima partida da equipe masculina de handebol será hoje contra o IFBA.

As duplas de vôlei de areia do IF Sertão-PE precisarão se superar na segunda rodada da competição para ter chances de classificação. A dupla feminina, formada por Vitória Vivian e Vitória, não obteve resultado positivo contra o IFRN e a pontuação final da partida foi de dois sets a zero. Após uma partida muito equilibrada com várias jogadas táticas a dupla de vôlei de areia masculina, formada por Amaro e Antônio, foi surpreendida pelo desempenho da dupla piauiense na fase final do jogo, a partida chegou ao fim com dois sets vencidos pelos atletas do Piauí, contra um set dos representantes do IF Sertão-PE.

Nos tatames o desempenho do IF Sertão-PE foi positivo, apesar da ansiedade de participar pela primeira vez da categoria absoluto do Judô, a atleta Vanessa Barros, do campus Salgueiro, conquistou a segunda colocação entre as atletas de 52 a 57 kg, e tem vaga garantida na etapa nacional dos JIFs 2018, uma vez que a primeira colocada foi a atleta do IFCE, que será sede da competição e por este motivo já tem a vaga garantida em todas as modalidades. A judoca Jamile Calheiros, do campus Petrolina Zona Rural, ficou com a medalha de bronze e também garante vaga na etapa nacional dos JIFs.

As competições seguem hoje com as segundas rodadas das competições por equipe e o início das competições de atletismo, que vão ocorrer na pista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Educação

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Veja Também

Campus Ouricuri promove primeira edição do Encontro de Integração e Inclusão

O campus Ouricuri do IF Sertão – PE vai realizar, nesta segunda-feira (19), a primeira edi…