Home Notícias Denúncia Vereador denuncia infrações e descaso no transporte escolar pela Prefeitura de Dormentes-PE

Vereador denuncia infrações e descaso no transporte escolar pela Prefeitura de Dormentes-PE

3 primeira leitura
2

Notoriamente em Dormentes-PE as coisas andam de mal a pior em muitos setores da Gestão Pública Municipal. Principalmente no Transporte Escolar

O vereador Jeolândio Coelho, afirma que a gestão da prefeita Josimara Cavalcanti (sucessora do prefeito Geomarco Coelho, falecido em setembro de 2017), a Prefeitura anda muito longe de cumprir com as determinações do Ministério da Educação, principalmente no tocante ao transporte escolar. Segundo o Vereador, a maioria dos veículos, principalmente os contratados, que transportam estudantes, não cumpre com as normas exigidas pela Lei Federal 10.880, que estabelece vários critérios, tanto para os veículos, quanto para os condutores. Segue abaixo os resultados do que foi observado por Ele, que é descumprido em Dormentes, evidenciando a realidade do que está sendo denunciado.

Com relação aos condutores:

  • Ter idade mínima de 21 anos;
  • Ter habilitação categoria “D”;
  • Ter aperfeiçoamento através de curso de formação de condutor de transporte escolar;
  • Ter relação dos alunos que ele transporta todos os dias, entre outros.

Com relação ao veículo:

  • Veículo deve ser exclusivo ao transporte de alunos;
  • Ser identificado na lateral com faixa horizontal ESCOLAR;
  • Cinto de segurança para os passageiros;
  • Veículo ter tempo máximo de uso de sete (7) anos;
  • Possuir seguro contra acidentes;
  • Possuir tacógrafo (medidor de velocidade);
  • Ter autorização do DETRAN para tal finalidade, entre outras exigências.
Vereador de Dormentes-PE, Jeolândio José Coelho

“Sabemos que de acordo com a realidade dos municípios pequenos, as vezes há dificuldades de atender alguns critérios do MEC, mas não pudemos aceitar que motoristas sem CNH e transportes sem condições mínimas de segurança, transportem nossos filhos, vulneráveis à todo risco de vida. Neste domingo dia 01 de julho, fui procurado por alguns pais de alunos da rede municipal e estadual de ensino, que se mostraram revoltados pela falta de respeito para com os seus filhos, por parte de quem faz o transporte escolar. Tomei o conhecimento de que no (30/06) houveram aulas de reposição em várias escolas do Município. Pela manhã ofereceram ônibus normalmente para buscar os alunos, mas quando foi na volta, muitos alunos, a maioria deles crianças e adolescentes, foram conduzidos em motos, de forma clandestina, por pilotos desconhecidos, expondo-os à perigos, como acidente, abuso e outros. Não bastasse tamanho descaso com as famílias dormentenses, alguns pais foram reclamar à direção de escolas e não foram bem tratados e ainda tiveram o desrespeito de arranjar pretexto para jogar a culpa desse descaso, nos estudantes. Isso é vergonhoso e inadmissível! Ver nossos estudantes serem tratados dessa forma, eles merecem mais respeito, pois o futuro de nossa cidade está nas mãos deles”, denunciou o vereador Jeolândio Coelho.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Denúncia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Veja Também

Campanha de doações à Crianças Carentes da Serra do Inácio

Estamos arrecadando donativos que serão distribuídos dia 12 de Outubro para crianças caren…