Os vereadores de Dormentes aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 005/2018 de autoria do vereador Ernândio de Macedo, que decreta como patrimônio cultural do município de Dormentes, a criação da raça de ovinos denominada Berganês. A proposição foi relatada com parecer favorável pelo vereador Jeolândio Coelho. 

Houve uma ampla discussão, em que todos os legisladores foram favoráveis à conquista do município. Veja as colocações dos vereadores: (clique na imagem para ampliar)

Ernandio
Falou do lançamento da raça originada de Dormentes que será na Caprishow 2018. “Terá gente de todo lugar do Nordeste que vão participar da Feira para prestigiar o evento com lançamento da raça. O Município vai conseguir o registro de uma raça como patrimônio cultural. Vamos batizar Dormentes como pai da raça Berganês. Portanto um valor cultural com homenagens aos primeiros criadores da mistura de raças, dando origem ao Berganês que hoje ganhou nome no país”.

Paizinha
Disse que o projeto é importante. Cobrou organização para que todos os parlamentares do município estejam presentes no lançamento.

Jeolandio
Parabenizou Ernandio destacando que é uma conquista para Dormentes. “Tem meu apoio por ser uma raça originada de Dormentes. Será o terceiro encontro de Berganês do Brasil. Vamos conseguir esse registro”.

Corrinha
Parabenizou a iniciativa de Ernandio. “Esse registro será mais um orgulho de nós dormentenses”.

Jurandir
Parabenizou a iniciativa do vereador Ernandio. “Sou a favor dessa conquista para que todos nós possamos criar Berganês. Estarei presente. Brincou com o colega Ernandio, pedindo que o vereador desse um carneiro a cada um dos vereadores.

Chiquinho
“O projeto chegou numa hora oportuna. Vocês criadores são inventores e merecem todo o apoio da Câmara. Vamos focar na questão da divulgação dessa conquista que será muito importante para Dormentes. O município só ganha com isso. Uma raça registrada oriunda de Dormentes”, parabenizou.

Betinha
“Essa luta merece destaque, pelas famílias e pela cidade”. Defendeu aprimorar a questão do horário das entregas de premiação aos criadores na Caprishow 2018, para melhorara divulgação, envolvendo mais o público.

Cosminha
Parabenizou destacando que o registro da raça é mais um orgulho para Dormentes. E lamentou a ausência do saudoso Geomarco no evento.

Ana Carla
Destacou que a conquista do registro era um sonho do saudoso prefeito Geomarco.

Rosarinha
“Essa raça é um grande sonho do povo de Dormentes como um patrimônio nosso”.

Veja o Projeto no Portal da Câmara >> AQUI

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Destaques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Aprovada inclusão da educação alimentar no currículo escolar

Os currículos dos ensinos fundamental e médio deverão incluir o assunto educação alimentar…