Home Poder Público Congresso Nacional Projeto de Fernando Bezerra que amplia recursos para merenda e uniforme escolar é aprovado no Senado

Projeto de Fernando Bezerra que amplia recursos para merenda e uniforme escolar é aprovado no Senado

2 primeira leitura
0

Brasília, 22/05/18 – A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (22), parecer favorável a projeto de lei apresentado por Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) que amplia recursos para merenda e uniforme escolares. De acordo com o PLS 573/2015, a compra destes itens – que passam a ser incluídos entre as despesas consideradas de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) – será financiada pela receita gerada com impostos, cujos recursos vão ampliar o orçamento destinado à Educação.

“Da mesma forma que material didático e transporte escolares são definidos como MDE, a aquisição e distribuição de merenda e uniformes também devem estar no rol deste tipo de investimento obrigatório”, defende Bezerra Coelho. “Os programas de alimentação escolar são essenciais para o bom desempenho do processo ensino-aprendizagem”, reforça o vice-líder do governo no Senado.

Na CAE, o PLS 573/2015 foi relatado pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE), que manteve, sem alterações, o texto original do projeto de Fernando Bezerra. “A grande maioria das prefeituras de Pernambuco, por exemplo, será beneficiada por esta medida”, destacou o relator.

Conforme explicou Monteiro, os municípios mais carentes têm dificuldades em garantir recursos para merenda e uniformes escolares porque tais despesas não estão abrangidas por dispositivo da Constituição que determina aplicação mínima de 25% do orçamento em Educação. Para Armando Monteiro, há “total correlação” entre nutrição e desempenho escolar.

“O mínimo de bom-senso é suficiente para concluir que estudantes melhor alimentados conseguem aprender mais e melhor, um efeito particularmente forte nos municípios mais carentes”, afirmou o relator. O PLS 573/2015 segue à análise da Comissão de Educação do Senado. (Ascom)

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação Portal
Carregar mais por Congresso Nacional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Veja Também

Convite Missa 70 anos da Igreja N. Sra. Perpétuo Socorro – Distrito Socorro/Santa Filomena-PE

É com imensa alegria que o administrador paroquial, Padre Eulices Nobre da Paróquia de Nos…