Home Poder Público Congresso Nacional Senador Fernando Bezerra quer que Brasil integre a OCDE

Senador Fernando Bezerra quer que Brasil integre a OCDE

3 primeira leitura
1

Brasília, 1º/03/18 – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) sugeriu hoje (1º) à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado que o colegiado convide um representante do Ministério das Relações Exteriores para explicar aos integrantes da CRE como estão as tratativas para que o país passe a integrar a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). “O Brasil participa de alguns fóruns da entidade; especialmente, sobre temas ligados à educação e às indústrias do aço e da aviação”, observa. “Mas, ainda não somos membro oficial da OCDE e a adesão brasileira ao grupo significará a integração do país às nações mais desenvolvidas do mundo”, acrescenta o vice-líder do governo no Senado.

A proposta de Fernando Bezerra foi acolhida pela CRE, que convidará para o debate Carlos Márcio Cozendey, embaixador do Brasil junto à OCDE, em Paris. Nesta quarta-feira (28), o vice-líder reuniu-se com o diretor da Rede Parlamentar da Organização, Anthony Gooch, e com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). O encontro, no gabinete de Bezerra Coelho, marca o início das tratativas legislativas para que o Brasil passe a integrar a OCDE, entidade internacional composta pelos países com as economias mais fortalecidas do planeta.

Durante a reunião, Fernando Bezerra Coelho sugeriu que Tasso Jereissati converse com outros senadores para que seja definido um grupo de parlamentares responsável pela aproximação do Brasil à OCDE. Anthony Gooch propôs que o país participe de uma conferência da Organização marcada para o início do próximo mês de julho, em Santiago, capital do Chile. “Uma oportunidade para o Brasil estreitar a relação com o grupo”, destacou.

Gooch também ressaltou que considera “necessária” a entrada do Brasil na OCDE. “Temos interesse em integrá-lo pela importância dentro da América Latina e pelo potencial econômico que enxergamos no país”, afirmou. O diretor da OCDE ainda lembrou que países como México, Costa Rica e Colômbia já fazem parte da Organização. E que Argentina e Peru estão em processo de adesão ao grupo.

OCDE – A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é uma entidade internacional formada por35 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado. Ela conta com uma plataforma para a comparação de políticas econômicas, solução de problemas comuns e coordenação de políticas domésticas e internacionais. A maioria das nações que integram a OCDE tem elevados Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Congresso Nacional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Veja Também

Buraco na rodovia PE-630 põe em risco vidas e barragem de Barra Bonita

Em mais um dilema PE-630, com a colaboração do vereador de Dormentes, Chiquinho de Dodora,…