Home Diversas Eleições Lula inelegível nas eleições 2018. Entenda porque

Lula inelegível nas eleições 2018. Entenda porque

1 primeira leitura
2

A decisão desta segunda-feira (26) da Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que rejeitou os embargos de declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reitera uma situação que já era conhecida desde sua condenação em segunda instância: de acordo com a Lei Ficha Limpa, o petista está inelegível.

Conforme a Ficha Limpa, está impedido de ser eleito qualquer condenado por “órgão judicial colegiado” em uma série de crimes, entre eles, lavagem de dinheiro. Este é o caso de Lula, condenado pelos desembargadores da Oitava Turma do TRF4 a doze anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP). Isso só será revertido se uma instância superior da justiça (Superior Tribunal de Justiça ou Supremo Tribunal Federal) anular a decisão do STF4, o que seguramente não ocorrerá.

Há brechas na Lei que pode permitir temporariamente a candidatura de Lula, mas o Tribunal Superior Eleitoral agirá em conformidade com o que é regido pela Lei Ficha Limpa e portanto na condição que Lula está condenado por um colegiado, sua candidatura torna-se improcedente.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Eleições

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Veja Também

Bolsonaro tem 59% dos votos contra 41% de Haddad, diz pesquisa; 70% veem candidato do PSL como o próximo presidente

Os eleitores de Bolsonaro também apresentam maior certeza de voto frente ao candidato peti…