Home Destaques Para combater a poluição, Alemanha irá introduzir transporte público gratuito

Para combater a poluição, Alemanha irá introduzir transporte público gratuito

2 primeira leitura
1

Na sequência das sanções da União Europeia, o governo alemão pretende introduzir a gratuitidade nos transportes públicos do país para combater a poluição.

A medida foi divulgada nesta quarta-feira (14) e comunicada a Bruxelas no dia 11 de fevereiro, e tem como principal objetivo reduzir o número de automóveis que circulam nas cidades alemãs, incentivando as pessoas a usarem os transportes públicos. O processo deverá ser testado em cinco cidades: Bona, Essen, Herrenberg, Reutlingen e Mannheim.

Segundo a carta enviada à Comissão Europeia, o projeto envolve as autoridades locais e regionais e deverá ser concretizado “o mais tardar até o final do ano“, com gratuitidade nos ônibus, trens e outros transportes coletivos, assim como novas regras sobre limites de poluição.

Berlim pretende assim convencer Bruxelas a não aplicar sanções devido à falta de propostas para a redução de poluição do ar nas cidades.

Nove países da UE já foram ameaçados por Bruxelas, já que no final de janeiro ultrapassaram os limites de emissões destinadas a proteger a saúde dos cidadãos frente a dois poluentes: as partículas finas (PM10) e o dióxido de azoto (NO2).

Na Alemanha, o número de utilizadores de transportes públicos tem aumentado nos últimos 20 anos. Atualmente, um bilhete para um transporte coletivo custa, por exemplo, 2,80 euros em Berlim. Ainda assim, as autoridades locais pretendem saber como o governo federal irá financiar o projeto

O prefeito de Bona, Ashok Sridharan, alertou que será necessário aumentar subitamente e em grande quantidade os ônibus e trens ecológicos, e que não conhece nenhum fornecedor que possa satisfazer tal demanda em um prazo tão curto.

Ciberia / Bom Dia / ZA

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Destaques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Veja Também

Momento de eleição do novo presidente da Câmara que atual presidente decidiu anular

Foi realizada uma Sessão Extraordinária na Câmara de Vereadores de Santa Filomena-PE, na m…