Home Notícias Brasil Cliente é presa após se recusar a ser atendida por negros em café

Cliente é presa após se recusar a ser atendida por negros em café

2 primeira leitura
0

Uma mulher de cerca de 60 anos foi presa em Salvador neste sábado (6), após se recusar a ser atendida por atendentes negros. O caso de racismo aconteceu na Delicatessen Bonjour, no bairro de Pituba. Uma outra cliente ficou indignada com a situação e o gerente da loja resolveu chamar a polícia.

Segundo o funcionário Ubiratan Santos Souza, “sempre que nos aproximávamos, ela virava as costas, fazia de conta que não tinha ninguém ali falando com ela”.

“Se um colega de cor mais clara se aproximasse, ela aceitava o atendimento. Dessa vez foi necessário uma outra cliente se revoltar com a atitude dela para que a polícia fosse chamada”, contou Santos Souza, de 22 anos.

“Nunca tratamos ela de forma diferente, ela dizia que não queria ser atendida por ‘pretos’, não queria que tocássemos nos talheres dela. Me senti realmente humilhado pois acho que nenhum ser humano deve ser tratado dessa maneira”, afirmou.

O gerente da loja, Paulo Sergio, disse ao Correio que a cliente já havia destratado funcionários do local em ao menos outras duas ocasiões, com comentários considerados preconceituosos, mas desta vez passou dos limites.

A mulher ainda ignorou um sargento da PM por ele ser negro. “Todas as vezes que tentava conversar, ela subia o vidro do carro, daí quando um colega de pele clara se aproximava e fazia uma tentativa de diálogo, ela aceitava”, relatou o PM.

Em nota, a Delicatessen Bonjour repudiou a atitude racista e disse ter ojeriza ao preconceito e orgulho de seus funcionários, em sua grande maioria, trabalhadores negros.

Na página do Facebook do café, alguns clientes criticaram a polícia só ter sido chamada quando uma outra cliente se indignou. “Uma loja que tolera atitudes racistas com seus funcionários e só toma uma atitude legal depois que uma cliente se manifesta, é no mínimo conivente”, escreveu a internauta Cláudia Calmon.

Cibéria / Revista Fórum

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Veja Também

Sertanejo romântico e hits de Aldair Playboy são destaque na sexta noite do São João de Petrolina

Com uma atração a mais, ‘O melhor e mais forte São João do Brasil’, em Petroli…