Home Notícias Brasil Brasil pode ficar sem previsão do tempo por não ter recursos

Brasil pode ficar sem previsão do tempo por não ter recursos

1 primeira leitura
0

Por falta de investimentos, o Brasil poderá perder o seu principal instrumento para previsões meteorológicas. Isso tudo poderá causar consequências drásticas para vários setores, como agricultura, energia e também prevenção de desastres naturais.

 A Agência Estado, neste domingo (26), noticiou que o supercomputador Tupã, que toca o trabalho no Centro de Previsão de Tempo e Meteorologia (CPTec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), está trabalhando em um sistema de praticamente de sobrevida e corre o rico de parar de funcionar a qualquer momento.

O Tupã foi adquirido em 2010 por R$ 50 milhões. Naquela época, ele era uma máquina tão impressionante que estava entre os 30 computadores mais velozes do mundo. Atualmente, ele não aparece nem entre os 500 mais velozes.

Conforme Gilvan Sampaio, que coordena as operações do CPTec, diz que o ideal seria fazer uma substituição a cada quatro anos, porém, a falta de recursos tem feito com que a instituição tenha que operar na base da gambiarra, já que o Tupã já possui sete anos.

Por: Rovena Rosa / ABr
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Ex-detento vira poeta e deixa presídio de Salgueiro com um livro lançado

Santos já tem outra produção em andamento, que será lançada fora do cárcere e junto da sua…