Home Diversas Padrão Homens e mulheres: funções iguais, salários iguais.

Homens e mulheres: funções iguais, salários iguais.

4 primeira leitura
0
Igualdade entre homens e mulheres

Nos termos da Carta Magna em vigor, a igualdade entre homens e mulheres é preceito vinculado à própria essência do Estado Democrático de Direito. Em seu Preâmbulo, consagra-se a garantia do exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a igualdade e a justiça como “valores supremos”, dentre outros, de uma sociedade que se quer fraterna e sem preconceitos.
(Pesquisa na Constituição)
As mulheres do interior do Nordeste (trabalhadores rurais) aposentam-se 5 anos mais cedo que os homens. Não discordo que elas mereçam ter esse beneficio aos 55 anos. Mas discordo que os homens só se aposentem aos 60 anos.
São muitos ponto de vista a respeito da reforma constitucional abordando esse tema da igualdade entre homens e mulheres. E você o que pensa a respeito? Veja alguns comentários publicados em outros sites:

DEVEMOS NOS CONFORMAR COM ISSO, A “EVA” QUE COMEU O FRUTO PROIBIDO E É SEMPRE NÓS HOMENS QUE DEVEMOS PAGAR O PATO!!!!!!!
Postado por Anonimo…

Porque a nossa sociedade e consequentemente as suas leis, ainda são extremamente machistas.

A mulher tem todo o direito de se aposentar com o mesmo tempo de serviço que o homem, mas nossos legisladores e legisladoras não pensam assim e discriminam a mulher, obrigando-a a se aposentar 5 anos antes, expondo-se assim a uma condição de submissão ao homem.

Essa é a mais pura e chauvinista representação do machismo existente tanto no homem como, principalmente, na mulher brasileira.

Acho que as mulheres tem que sair às ruas em campanha para que essa lei segregacionista acabe de uma vez por todas e que elas também tenham o direito de se aposentar aos 65 anos e não aos 60, como ocorre agora.

Igualdade inclui direitos e deveres.

Essa pouca vergonha tem que acabar! Afinal, somos exatamente iguais.

Ou não somos?…

Postado por Abs…

Se a mulher vive mais, por que se aposenta antes?
Porque a lei brasileira considera que toda mulher realiza trabalhos domésticos paralelamente à vida profissional. No Brasil, a mulher vive em média 72 anos e pode se aposentar aos 60; a expectativa de vida masculina é oito anos mais baixa, mas a idade mínima para se aposentar é de 65 anos. Faça as contas: na média, o homem morre um ano antes de se aposentar. “Na década de 70, quando foram definidas as idades mínimas para a aposentadoria, a legislação brasileira considerava que toda mulher fazia jornada dupla”, afirma o advogado Otávio Pinto e Silva. “Se, com as atuais reformas da previdência, a idade para se aposentar de homens e mulheres continua diferente, é porque permanece entre os legisladores a mentalidade da dupla jornada de trabalho”, diz. Porém, a necessidade de a mulher repousar mais que o homem não tem uma razão médica.
“Não há um componente de saúde envolvido na resolução de uma lei como essa”, diz Luiz Roberto Ramos, diretor do Centro de Estudos do Envelhecimento da Universidade Federal de São Paulo. “Provavelmente, se a igualdade dos sexos progredisse no Brasil, a expectativa de vida se igualaria”, afirma. Direitos iguais, riscos iguais.
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Charles Araújo
Carregar mais por Padrão

1 Comentário

  1. Charles Araujo

    5 de dezembro de 2012 em 17:23

    MULHER QUER TER O MESMO SALARIO, MESMO EMPREGO, MESMOS DIREITOS. NOS HOMENS TAMBÉM QUEREMOS O MESMO TEMPO DE SERVIÇO PARA APOSENTADORIA.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Ex-detento vira poeta e deixa presídio de Salgueiro com um livro lançado

Santos já tem outra produção em andamento, que será lançada fora do cárcere e junto da sua…